quinta-feira, novembro 21, 2024
Divulgação

CLM Faz Ciência: cinco pesquisadores mais citados no Google Acadêmico


Desenvolver pesquisas em um país com dimensões continentais como o nosso, requer muito esforço de nossos pesquisadores. Os desafios são diversos, mas eles continuam insistindo nessa tarefa que acaba contribuindo com todos nós.

No Brasil, a universidade pública é um polo essencial para o ecossistema que abriga a pesquisa brasileira e hoje, a BCLM compartilha com vocês, os cinco pesquisadores mais citados do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes no Google Acadêmico.

A citação é um parâmetro interessante e que pode demonstrar o prestígio que nossos pesquisadores possuem em suas respectivas áreas de pesquisa e atuação. Para ser citado, é necessário que seu trabalho seja primeiramente lido. Em uma universidade tão jovem com a UENP, dados como estes são bastante significativos e apontam que estamos na direção correta.

A nossa ideia com essa postagem é lembrar como nossos servidores docentes, além de promover o ensino por meio de aulas, discussões, elaborações de provas, trabalhos e suas respectivas correções, orientações de trabalhos de conclusão de curso e outros, supervisões de estágios; ainda desenvolvem e publicam suas pesquisas (para além das ações extensionistas, claro). Parabéns a estes e todos os demais membros de nossa comunidade acadêmica, por tanto!

Confira a lista:

  • Dra. Mayra Costa da Cruz Gallo de Carvalho (+ de 650 citações): graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1999), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2002), doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – USP (2007) e pós-doutoramento desenvolvido na EMBRAPA soja, unidade de Londrina como bolsista PNPD/CAPES. Atuo como docente desde 2012 na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), nos cursos de Ciências Biológicas e mais recentemente no mestrado em Agronomia na linha de sanidade vegetal. Possuo experiência na área de Biologia Molecular, principalmente nos seguintes temas: marcadores moleculares, clonagem, transcritômica, silenciamento via RNAi e superexpressão gênica, proteômica e bioinformática. Na UENP atuo administrativamente como coordenadora da agência de inovação – AITEC desde 2022 (fonte: Currículo Lattes, 23 out. 2024).
  • Dr. Ricardo Castanho Moreira (+ de 700 citações): possui Doutorado em Enfermagem pela UFPR (2013). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Especialista em Gestão Pública com ênfase em Planejamento e Avaliação de Políticas Sociais pela UEPG (2019). Especialista em Enfermagem do Trabalho; Central de Materiais, Esterilização e Recuperação Anestésica; e Educação para área da saúde. Atualmente é Professor Associado (Clínica Médico-cirúrgica, Bioestatística e Internato) da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Vice-Diretor do Campus Luiz Meneghel Gestão 2014-2018 e 2018-2022. Diretor Geral do Campus Luiz Meneghel Gestão 2022-2026. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cuidado de enfermagem na saúde do adulto, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidados de enfermagem a pessoas com condições crônicas de saúde: diabetes mellitus e hipertensão arterial; cuidados de enfermagem a pessoas com feridas; assistência domiciliar e família. Membro da Comissão de Especialistas das Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná, para enfrentamento da Covid-19 (Portaria nº 153/2020 SETI). Atua na Clínica Universitária de Enfermagem e Multiprofissional da UENP. Membro do Grupo de Pesquisa “Doenças Crônicas e/ou Endêmicas da Região Norte do Paraná” (fonte: Currículo Lattes, 23 out. 2024).
  • Dr. Thales Ricardo Rigo Barreiros (+ de 770 citações): possui graduação em Medicina Veterinária (1998), residência em clínica, cirurgia e reprodução de grandes animais, mestrado (2004) e doutorado em Ciência Animal (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professor associado da discilplina de Fisiopatologia da Reprodução Animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Norte do Paraná (fonte: Currículo Lattes, 23 out. 2024).
  • Dr. Rone Batista de Oliveira (+ de 1850 citações): Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Colatina (1997), Graduação em Engenharia Agronômica (2005) e Mestrado em Produção Vegetal pela UFES (2007) e Doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Botucatu (2011). Realizou o estágio durante o doutoramento na Ohio State University (OSU) e United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos na área de Tecnologia de Aplicação de agrotóxicos e Agricultura de Precisão. Atualmente é professor Adjunto D da Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP, Bandeirantes/PR. Coordenador do Laboratório de Tecnologia de Aplicação e Agricultura de Precisão. Coordenador do Projeto de Extensão DESATA “Decisão Sustentável e Avançada em Tecnologia de Aplicação”. Consultor de Revistas Técnicas e Científicas e de Fundações de pesquisa. Orientador de Iniciação Científica, Tecnológica e Mestrado em Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com PESQUISA e EXTENSÃO em Tecnologia de Aplicação (Análises de qualidade e perdas, Deriva, Adjuvantes Agrícolas e Misturas em tanque), Agricultura de Precisão (Desenvolvimento de sensores) e Estatística (Básica, Experimental e Multivariada) – (fonte: Currículo Lattes, 23 out. 2024).
  • Dra. Maria José Quina Galdino (+ de 2260 citações): Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2006). Especialista em Enfermagem do Trabalho (2008). Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (2015). Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2019). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino, Saúde e Trabalho (GESAT). Tem experiência na área de Enfermagem e Ensino, atuando principalmente em fundamentos de enfermagem, gestão dos serviços de saúde e saúde do trabalhador com o tema riscos ocupacionais psicossociais, sobretudo síndrome de burnout (fonte: Currículo Lattes, 23 out. 2024).

Obs.: para a coleta dos dados, não foram utilizados filtros de curso, apenas de Campus da UENP. Confira a lista completa clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo